1. Tópico

      User avatar
      Abyss

      Para vocês qual séria a forma mais simples de definir o homem?

      Maquiavél:
      O homem e mau por natureza,menos quando precisa ser bom.

      John Locke:
      O Homem nasceu como uma folha em branco.

      Jean Jacques Rousseau:
      O homem nasceu bom, porém a sociedade o corrompe.
      Respostas:
      User avatar
      Gengis999

      Todos errados, o homem é um grande bonobo pelado. Por natureza, agimos qualquer outro animal, a sociedade nos molda para agir fora dessa natureza, bom ou mau, depende das leis e sistema de incentivos dessa sociedade.
      User avatar
      Kaique1

      São Tomás Equino 🐴: O homem nasce neutro com uma volatilidade para o mal, que seria uma corrupção, o que explicaria o pecado original, e para acabar com isso e se tornar bom, ele precisaria de uma centelha divina.
      Essa visão foi interpretada no Teatro "A Flauta Mágica" de Mozart. Com a Rainha da Noite e Sarastro, o líder dos sábios.
      User avatar
      Kaique1

      Mitologia Grega: Nela, o humano era bondoso e sem nenhuma necessidade que temos. Até Zeus liberar a caixinha de Pandora dele, maldito estrupador tarado.

      Nietzsche: O homem em essência deveria superar o que a sociedade joga em seu colo como moral, ética e ect para que realmente pudesse transcender e ser livre, encarando o abismo à sua própria forma e não sendo forçado a isso. Para Nietzsche considerar o que é — com base nos valores pré-impostos — bom ou ruim, apenas atrasa sua evolução.

      User avatar
      Kaique1

      Gnosticismo: O gnosticismo via a serpente que enganou Eva e Adão como um símbolo de conhecimento. Segundo eles, o deus do antigo testamento, também conhecido como Abraxas (em algumas versões) é maligno e prendeu os humanos em corpos de carne, e que Lúcifer/Serpente seria a traição principal para que pudéssemos deixar este terrível estado para transcender.

      O daemon Valak tem certa relação com as seitas gnosticas, em especial, os Ofitas.
      https://daemons.com.br/demonios/valac/

      http://www.gnosis.org/gnostic-jung/Abraxas-Jungs-Demiurge.html

      User avatar
      Kaique1

      Sócrates: Falando em daemon, tudo começa em Sócrates. Na palavra de seu criador, daemon seria uma voz que o impedia de cometer erros e ações impulsivas. Desde o mundo das ideias até daemon, os filósofos gregos acreditavam que o homem deveria buscar conhecimento sobre seu mundo para assim transcender ao nível espiritual.
      Os daemons, tanto gregos quanto judaicos, não tinham natureza boa ou ruim, eram seres criados no início do mundo, representando seus arquétipos. Tudo dependeria da sua relação com a pessoa.
      User avatar
      Kaique1

      *É muito difícil definir o que é Abraxas, pq por alguns ele é tratado como Demiurgo e por outros é tratado como Grande Arconte.

      Ednaldo Pereira: O homem não vale nada, o homem vale tudo.
      User avatar
      Abyss

      @Gengis999 Então apoia a visão de Rousseau?
      User avatar
      Abyss

      @Kaique1 Agora me dê a sua opinião sobre este assunto? A alguma dessas filosofias que você julga ser correta?
      User avatar
      Kaique1

      @Abyss Depende. Não cabe a um humano julgar o que seria certo ou errado, esse seria dever do "o humano".
      Eu concordo com Nietzsche sobre sua ideia de evolução, que se parece muito com a proposta de Sidarta Gautama, e seria bem simples de definir. Ex:
      A morte de alguém te faz sofrer com o luto e com certeza, por instinto de preservação ou crença, você não gostaria de morrer.
      User avatar
      Kaique1

      @Abyss Então, outros humanos se sentem dessa forma e há um pacto de não se matar alguém. Neste caso, não é a sociedade que esta dizendo que é "errado matar", mas você enxergando que ninguém quer ser morto, então aceita essa empatia como forma de se preservar em sociedade.

      O humano é como um teatro cheio de máscaras, vários começos contados de formas diferentes, vários finais diferentes, mas todos os filósofos tem algo em comum; por natureza, ele evita o que o traz sofrimento. Por isso nosso instinto de preservação e as emoções são tão poderosos em nossa vida.
      User avatar
      Kaique1

      Começamos como poeira estelar que queria se tornar um planeta, e viu que juntar átomos seria bom. Depois passamos para um aminoácido que queria sobreviver, e viu que se replicar era bom; uma bactéria que queria se sobressair contra as outras, e aprendeu a agir em conjunto; um animal irracional com medo da noite, que aprendeu que aventuras são divertidas, podendo trazer benefícios ou malefícios.
      User avatar
      Gengis999

      @Abyss Não, o homem não nasce bom, ele nasce selvagem. A sociedade pode torna-lo civilizado ou ainda pior.
      Você precisa estar logado para responder tópicos ou postar um. Cadastrar ou Logar.

 
Muito Hentai .com - Aqui você pode Assistir Hentais legendados em português ! Baixar Hentai e Ler mangás, manhwas e quadrinhos adultos online. Faça amigos, organize seus favoritos, ganhe medalhas e entre para o nosso ranking.